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Como Abrir um CNPJ

Como Abrir um CNPJ 2

O que você vai aprender nesse conteúdo?

Olá, Seja Bem Vindo (a)!

Primeiramente, somos gratos pela sua atenção, pelo seu tempo, pelo interesse e a oportunidade de lhe oferecer os nossos serviços.

VCF Online foi criada por profissionais com mais de vinte anos de experiência em vários segmentos de atuação em grandes empresas privadas na área contábil, fiscal e tributária.

Em nosso modelo e perfil de negócios idealizado, a VCF Online se tornou uma empresa especializada em prestação de serviços na área fiscal, tributária e contábil com uma proposta inovadora focada em um modelo de negócio totalmente online e desta forma, todos os nossos serviços oferecidos para os nossos clientes, utilizamos sempre esta metodologia de trabalho e de atendimento.

Em nosso quadro de funcionários, contamos com colaboradores que possuem um perfil adequado ao nosso modelo de trabalho e de atendimento e conforme as necessidades de nossos clientes.

Como atendemos com serviços especializados, oferecemos um serviço destinado aqui você terá tudo sobre Como Abrir um CNPJ para auxiliar o seu futuro empreendimento e colocar em prática a sua idéia de negócio.

 A seguir, vamos abordar os principais pontos deste processo:

Aspectos Societários

Micro Empresa (ME)

ME é a sigla para Microempresa, ou seja, empreendimentos que visam o lucro e que apresentam um faturamento anual de até R$360 mil.

Sua formalização deve ser feita na Junta Comercial e o titular poderá optar pelo seguintes  enquadramentos tributários: Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

A legislação brasileira assinala como requisito ao enquadramento como ME (e também como EPP) simplesmente pelo faturamento da empresa.

Nesse sentido, apesar de, em geral, ter menos funcionários do que uma empresa de grande porte, não é a quantidade de empregados ou o capital social, por exemplo, que vai ditar se o tipo empresarial será ME ou EPP.

Observação

Para a empresa se enquadrar no Simples Nacional é necessário ser uma empresa ME ou EPP.

EPP

As empresas que tenham faturamento anual no limite de R$3,6 milhões podem ser registradas como Empresas de Pequeno Porte, cuja sigla comum é EPP.

A formalização e o enquadramento tributário seguem as mesmas indicações da Microempresa.

Sua legislação é a Lei Complementar nº 139/2011, a mesma do ME.

Cada uma destas siglas conferem a sua empresa um tratamento perante o fisco e a legislação, para se ter um exemplo as empresas ME e EPP são dispensadas da contratação de Jovem Aprendiz e podem ser beneficiadas em licitações públicas.

Observação

A pessoa física que se coloca na condição de empresário individual, como titular de uma empresa ME ou EPP, responde de forma ilimitada pelos débitos do negócio, ou seja, os patrimônios da empresa e do empresário se confundem.

 

EIRELI

EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é um tipo Societário, mas ao contrário do Empresário Individual, a EIRELLI responde somente sobre o valor do capital social da Empresa, ou seja, de forma limitada o que confere uma autonomia patrimonial da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica.

Embora tenha vantagens comparado ao Empresário Individual, o principal entrave é ser necessário um capital social mínimo de 100 vezes o salário mínimo vigente.

É possível o EIRELI se enquadrar como ME e EPP e solicitar o enquadramento no Simples Nacional.

Observação

Por ser vantajoso para o empresário, abrir uma empresa individual com a responsabilidade limitada (EIRELLI), muitos estão fazendo sem a integralização de todo o Capital necessário, assim, descumprindo esta regra o empresário no caso de débitos poderá ter descaracterizada o tipo Societário e assim responder com seus bens pessoais.

O processo de Como Abrir um CNPJ

Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpra os seguintes procedimentos:

 

Consulta Comercial

Antes de realizar qualquer procedimento para abertura de uma empresa o primeiro passo é realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local.

A consulta tem por objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender.

Outro aspecto que precisa ser pesquisado é o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter de refazê-lo.

Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada.

Após essas recomendações avaliadas, você deve iniciar o processo de Abertura de Empresa.

Documentação necessária:

  • 02 Cópias RG e CPF (Cópia Autenticada dos sócios);
  • 02 Cópias Comprovante de Endereço dos sócios
  • 01 Cópia do IPTU do imóvel.
  • Informação da área do Imóvel e área construída,
  • Estado civil (dos sócios), se casado – regime;
  • Profissão;
  • Valor do Capital (quanto maior o capital, maior a contribuição sindical anual da empresa);
  • Administração da empresa (isoladamente ou em conjunto pelos sócios);
  • Participação societária de cada sócio (não precisa informar para empresa Individual);
  • Nome da empresa para busca;
  • Descrição exata da atividade da empresa;
  • Demais formulários Elaborados no Sistema da Junta Comercial.

 

Prazo para Abertura da Empresas e legalização depende da atividade, normalmente 30 dias.

 

Inscrição Estadual

A inscrição Estadual é obrigatória para todas as empresas comerciais, industriais e de serviços de transportes intermunicipais e interestaduais e das empresas de comunicação e serviços de energia.

Minha empresa é no mesmo local do endereço do sócio

Apenas a titulo de informação, se sua futura empresa estiver no mesmo endereço e se você for atuar com atividade comercial, sua futura empresa estará enquadrada na exigência mencionada abaixo.

 

OBSERVAÇÂO

A atividade de comércio não poderá ser no mesmo endereço do sócio, pois esta atividade é exigido a Inscrição Estadual e o Estado não permite que a empresa seja no mesmo endereço do sócio.

Caso a empresa seja no mesmo endereço, ocorrerá exigência no processo de abertura junto a Secretaria da Fazenda estadual – SEFAZ e será necessário anexar algum complemento no endereço, como por exemplo: “fundos”, “loja”.

Porém a abertura em questão será mais demorada do que o normal, pois será necessário cumprir a exigência acima mencionada junto à SEFAZ/SP.

SERÀ EXIGIDO PELO POSTO FISCAL:

  • Cópia do ITPU
  • Contrato de Locação no nome da empresa ou do sócio
  • Declaração de Vacância – Proprietário do Imóvel
  • Comprovação do vínculo entre o locador e o locatário do imóvel
  • Declaração Fisco adentrar no estabelecimento
  • Croqui do imóvel

 

Inscrição Municipal

Todos os contribuintes de tributos mobiliários estão legalmente obrigados ao registro no Cadastro de Contribuintes Mobiliários no prazo máximo de 30 dias.

 

Alvará de Funcionamento 

O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e o funcionamento da de instituições comerciais, industriais, agrícolas, prestadoras de serviço, associações de qualquer natureza. 

 

CETESB

Estão sujeitos ao Licenciamento Ambiental CETESB as seguintes atividades:

– Construção, reconstrução, ampliação ou reforma de edificação destinada à instalação de fontes de poluição.

– Instalação de uma fonte de poluição em edificação já construída.

– Instalação, ampliação ou alteração de uma fonte de poluição.

 

Vigilância Sanitária

Estão sujeitos a solicitar a Licença de Funcionamento junto a Vigilância Sanitária as seguintes atividades:

– Serviços de Saúde

– Assistência Odontológica

– Prótese Dentária

– Raio X Médicos e Odontológicos

– Serviços de Radiometria e de testes de Qualidade

– Medicamentos / Farmácias

– Meio Ambiente / Saneamento

– Saúde do Trabalhador

 

Aspectos Tributários

No Brasil, as empresas poderão optar pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional ou ainda poderá ser exercida por pessoa física quando prestado por profissional autônomo. 

Mas neste artigo, vamos tratar apenas do Lucro Presumido e do Simples Nacional.

 

Simples Nacional 

É um regime tributário diferenciado, simplificado e compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Micros e Pequenas Empresas.

 

Ingresso Simples Nacional

É necessário o cumprimento das seguintes opções:

 – enquadrar-se na definição de microempresa ou de pequeno porte.

– cumprir os requisitos previstos na legislação.

– formalizar a opção pelo Simples Nacional.

 

Características do Regime Simples Nacional

Nesse regime, o empreendedor recolherá todos os tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Impostos abrangidos pelo Simples Nacional: 

  • IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
  • CSLL (contribuição social sobre o lucro);
  • PIS (programa de integração social);
  • COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
  • ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
  • CPP (contribuição previdenciária patronal).
  • ISS (imposto para serviços): Calculado sobre a receita de prestação de serviços, varia conforme o município onda a empresa estiver sediada.

 

Como funciona o processo de abertura

Você solicita um orçamento no formulário abaixo, depois lhe mandamos um e-mail com uma proposta.

Nossos produtos em Abertura de Empresa  têm pacotes progressivos, que levam em consideração a atividade da sua futura empresa e que não oneram e nem compromete sua futura viabilidade financeira.

 

Realização do Serviço

Todo o processo é realizado o mais rápido possível, com envio de documentos via internet, motoboy, quando necessário via correios e acesso remoto.

 

Execução do Serviço e Prazo Médio

 

Primeiro Passo

Análise Atividades Econômicas

 Depois do envio das descrições das atividades que você irá realizar, para que assim possamos definir os melhores CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para sua empresa.

 

Segundo Passo

Orientações Sobre Atividades Econômicas e Regime Tributário

Caso necessário, você também receberá orientações sobre a Razão Social, Natureza Jurídica escolhida, entre outros.

Esse contato será feito por e-mail e você irá verificar um resumo das informações cadastradas e também os CNAEs e o regime tributário sugeridos pela nossa equipe.

Se você desejar alterar ou incluir algum CNAE, poderá fazer pelo e-mail recebeu, basta enviar uma solicitação.

Prazo: 01 dia útil

  

Terceiro Passo

Consultas Prévias

Neste passo, iremos realizar consultas prévias obrigatórias juntamente aos órgãos públicos responsáveis pela abertura de empresas.

E a Viabilidade de Nome

Uma pesquisa antecipada nos registros da Junta Comercial sobre a existência de empresas constituídas com nomes empresariais idênticos ou semelhantes ao nome empresarial da empresa que se pretende abrir, evitando assim qualquer problema futuro em relação ao nome da sua empresa.

Prazo: 01 dia útil

 

Quarto Passo

Elaboração Documentos

 Geração da FCN – Ficha de Cadastro Nacional

 Prazo do órgão: em média entre 1 a 2 dias úteis

O preenchimento da FCN irá fornecer os documentos necessários para a entrada do processo de abertura na Junta Comercial.

Elaboração do Documento Básico de Entrada (DBE) para o CNPJ

 Prazo do órgão: em média entre 2 a 3 dias úteis

 

A DBE é um documento obrigatório para profissionais que desejam atuar no mercado de trabalho como Pessoa Jurídica, pois através dele cria-se o CNPJ.

Espera da aprovação da DBE pela Receita Federal

 Prazo: em média entre 1 a 2 dias úteis

Com a DBE gerada, precisamos aguardar a aprovação por parte da Receita Federal.

DBE Aprovada pela Receita Federal

Com a DBE aprovada pela Receita Federal, poderemos finalizar sua documentação, revisá-la para garantir que não está faltando nada, para em seguida enviar via Sedex para o endereço que você solicitou.

 

Quinto Passo

Protocolo na Junta

Assim que os documentos forem enviados pelos Correios, você receberá por e-mail uma notificação junto com o código de rastreio para que possa acompanhar a entrega.

Quando você receber os documentos, iremos colocar todas as orientações de como você deve proceder.

Terá marcações de onde assinar, o que precisa reconhecer firma no cartório, as guias da Junta Comercial para pagamento, entre outras orientações  importantes.

Com tudo pago, assinado e autenticado no cartório, é hora de ir devolver para nós a documentação via correio.

 

Após o protocolo na Junta Comercial/Cartório

O prazo para que essa análise seja concluída varia muito de estado para estado.

Em média, leva de 7 a 10 dias úteis.

Quando deferido, ou seja, quando aprovado o processo nessa etapa, a Junta Comercial ou Cartório, se for o caso, irá liberar o CNPJ da sua empresa, contudo, ainda não estará apto a emitir notas fiscais pois ainda dependemos da conclusão da próxima etapa, que é o de cadastro na Prefeitura.

 

Sexto Passo

Cadastro Prefeitura

Para cadastrar a sua empresa na Prefeitura para emissão de notas fiscais (no caso de empresas de prestação de serviços)

 Dentro de 2 dias úteis após a aprovação da Junta Comercial, nossa equipe irá elaborar os documentos necessários para cadastro na Prefeitura e irá te enviar por e-mail com as todas as orientações de agendamento e protocolo.

 Assim como na etapa anterior, você irá precisar nos enviar via correios documentos para realizar o protocolo na Prefeitura.

O prazo para que essa análise seja concluída varia muito de cidade para cidade.

Em média, leva de 10 a 20 dias úteis.

 

Sétimo Passo

Enquadramento Simples Nacional

Para empresas optantes pelo Simples Nacional, poderemos realizar essa solicitação de enquadramento após a aprovação do cadastro junto a Prefeitura. 

A Receita Federal libera a aprovação do pedido em dias determinados do mês: 06, 16 e 26 de todos os meses.

 A data de liberação vai depender do dia em que foi solicitado o enquadramento.

Veja como funciona:

– É liberado no dia 06 se for solicitado entre os dias 20 e último dia do mês;

– É liberado no dia 16 se for solicitado entre os dias 01 e 09;

– É liberado no dia 26 se for solicitado entre os dias 10 e 19;

Uma vez aprovado o pedido, o processo de abertura está finalizado e sua empresa já poderá emitir notas fiscais.

 

Quem somos nós?

Somos uma empresa de contabilidade online e esta é a nossa forma encontrada para se diferenciar dos serviços ditos convencionais, realizamos todas as nossas atividades através da internet, facilitando assim, a eficiência, a rapidez dos serviços prestados e o fortalecimento do relacionamento com nossos clientes.

E atendemos com serviços especializados e acreditamos que podemos gerar econômica tributária e facilitar a gestão de sua empresa.

 

Mas como funciona o serviço de uma contabilidade online?

Uma empresa de consultoria virtual realiza os mesmos serviços que uma empresa que atua de forma presencial, porém de uma forma muito mais dinâmica e ágil, realizando todos os serviços através da internet, sendo esta a sua melhor característica.

A diferença fundamental do nosso serviço prestado é que todas as nossas atividades são realizadas através de um atendimento online.

 

Uso da tecnologia

Tecnologia é fundamental. Não há como atender um cliente satisfatoriamente, à distância, sem o uso da tecnologia.

É importante ter em mente que, nos dias de hoje, já existe tecnologia especifica para prestar esse tipo de serviço online.

Assim sendo, é possível garantir a satisfação de nossos clientes que talvez tenha tido apenas o atendimento de modo convencional, ou seja, off-line. E na prática mostra que a satisfação do cliente, na verdade, aumenta com o nosso atendimento online.

 

Equipe Preparada

Se de um lado o uso da tecnologia citada anteriormente existe pessoas, no caso, nossos clientes que precisam ser atendidos, de uma maneira ágil e dinâmica.

E se pessoas, de um modo geral, gostam de saber que estão lidando com seres humanos e não com máquinas. Em função disso, nossa equipe é realmente bem preparada para lidar com as nossas ferramentas e suprir todas as necessidades de nossos clientes. Isso é fundamental para o sucesso de nosso atendimento da contabilidade online.

 

Mas, contabilidade online funciona mesmo?

Contabilidade online não é um bicho de sete cabeças; pelo contrário, é a forma mais simples e objetiva para os empresários que desejam ter acesso aos dados do setor fiscal e contábil da empresa, mas com a tranquilidade de um suporte online feito por profissionais e softwares especializados no assunto.

 

E por que a contabilidade online é a melhor opção para você? Simples; você não tem tempo para perder.

 Quando se está gerindo uma empresa, temos um milhão de coisas para pensar, e temos que otimizar ao máximo o nosso tempo é uma tarefa fundamental para darmos conta de tudo.

E no meio dessa correria resolver o máximo de trâmites pela internet é a maneira mais rápida de ganhar tempo.

É isso que a contabilidade online faz para você -> resolve toda a burocracia e te dá tempo para pensar em outras coisas.

 

Mas, além do tempo, a contabilidade online traz outras vantagens como:

 Controle sobre o sistema fiscal: com a contabilidade online você acompanha, em tempo real, tudo o que acontece na parte contábil da sua empresa, de pagamentos a controles fiscais internos, tudo que envolva os números da sua empresa.

Os dados da sua empresa não ficam distantes dos seus olhos, eles estão disponíveis para você no momento que quiser, através de um software de contabilidade intuitivo, seguro e super acessível financeiramente para empresas que estão começando.

 

 Atendimento personalizado: se você está em outra cidade e surge alguma dúvida em relação aos impostos, ou qualquer outro tema que envolva a sua empresa, você tem atendimento personalizado via plataforma online junto com contadores de verdade, que rapidamente solucionarão o seu problema.

 

A contabilidade online é rápida, prática e é a cara da sua empresa.

Resolva todos os seus problemas ou suas dúvidas com apenas um click

A nossa contabilidade online  está à disposição de sua empresa, com um visual moderno e com funcionalidades que vão facilitar ainda mais a rotina de sua empresa.

Uma extraordinária ferramenta de relacionamento digital, com várias funcionalidades o que a torna uma ferramenta ágil, que conta com extrema segurança, rapidez na troca de informações de diversos formatos entre o nosso escritório com a sua empresa.

Com suporte ágil e dinâmico para sua empresa.

 

Nossos Canais de Atendimento Online

Através de nossos canais de atendimento online, nossos consultores prestam assessoria e consultoria para os nossos clientes, tornando-o rápido e dinâmico.

Os canais de atendimento mais utilizados, conforme as necessidades de nossos clientes são: 

  • Facebook;
  • Whattsapp;
  • Programas de bate papo como Skype e Hangout;
  • Vídeos-chamada gratuitas pela internet;
  • E-mails;

 

Todos os canais descritos acima são apenas referencias para que a nossa consultoria seja a mais factível para seu negócio.

 

Quem vai me atender quando eu me tornar cliente?

Você será atendido por um contador dedicado que atenderá sua conta e que estará ciente de toda a sua situação contábil. Toda vez que você entrar em contato, este contador dedicado, que conhece seu histórico e necessidades, irá dar todo o suporte que você precisa para deixar sua empresa 100% regularizada.

O atendimento será através do Whatsapp (11) 98398-3118, por e-mail, pelo nosso suporte online e pelo chat em nosso site. O atendimento é rápido e descomplicado.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Quanto tempo demora para abrir a minha empresa?

Em média, de 30 dias a contar da data do protocolo na JUCESP. Este tempo pode ser menor ou maior dependendo da agilidade da análise dos órgãos públicos.

Minha empresa pode ser optante do Simples Nacional?

Dependendo da atividade que sua empresa poderá ser optante do Simples Nacional. Mas a grande parte das atividades já estão aptas a aderirem ao Simples Nacional.  

Se quiser entender melhor, todo o processo de Como Abrir um CNPJ podemos agendar uma reunião online que teremos o prazer em orientá-lo.

 

A VCF Online pode ajudar se você precisar desse processo

Você só precisa entrar em contato com a gente e fornecer os dados iniciais após criar seu plano de negócios, e nós nos encarregaremos de todas as formalidades burocráticas.

Ajudamos você a escolher a melhor natureza jurídica e regime tributário, fazer um contrato social e se registrar na junta comercial, entre outras coisas.

Que tal formalizar sua empresa sem sair de casa em poucos dias?

A boa notícia é que a VCF Online pode ajudá-lo a abrir seu CNPJ de forma totalmente online.

Então, aproveite essa oportunidade e dê agora mesmo o primeiro passo para formalizar o seu CNPJ e empreender sem medo!

 

Precisa mais de ajuda?

Como Abrir um CNPJ ou Contabilidade Online?

Se precisar de mais informações ou quer contratar os nossos serviços de Como Abrir um CNPJ acesse o nosso canal de atendimento abaixo:

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