Pular para o conteúdo

Contabilidade para Profissionais da Saúde

Contabilidade para Profissionais da Saude

O que você vai aprender nesse conteúdo?

Somos especializados em gerar economia tributária para o seu negócio!

Sabemos que muitas dúvidas podem surgir quando se trata de Contabilidade para Profissionais da Saúde. Por sinal, pensamos nisso quando criamos esse conteúdo.

Aqui, você aprenderá a importância de ter um contador especializado na área médica e profissionais de saúde e descobrirá os procedimentos necessários para abrir o seu CNPJ.

Também vamos ajudá-lo a manter a gestão contábil e fiscal de sua empresa em dia, evitando problemas fiscais, escolhendo o regime tributário mais econômico.

Contar com a ajuda de um contador de especializado em em médicos e profissionais da saúde, cumprir suas obrigações e pagar menos impostos. Para obter mais informações, continue a leitura ou entre em contato através de um dos botões abaixo.

Como funciona a Contabilidade para Profissionais da Saúde?

Como o assunto é Contabilidade para Profissionais da Saúde, você deve primeiro entender como funciona a assessoria contábil desse segmento.

Embora muitas pessoas não saibam, a função de uma contabilidade especializada em Contabilidade para Profissionais da Saúde vai muito além da criação do CNPJ e inclui:

  1. Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  2. Entrega de obrigações acessórias ao Fisco;
  3. Elaboração de balanços contábeis;
  4. Registro de funcionários;
  5. Emissão de guias para pagamento de impostos;
  6. Controle de CNDs, ou certidões negativas;
  7. Elaboração de balanços contábeis;
  8. Planejamento Tributário
  9. Dentre outras funções importantes.

Portanto, se você trabalha na área da saúde, mas ainda não tem acesso a uma contabilidade digital especializada, é imperativo que você busque imediatamente o apoio de uma contabilidade digital especializada.

Como a contabilidade especializada é importante para área da saúde?

Para os profissionais e empresas da área, a Contabilidade para Profissionais da Saúde é muito importante.

Na verdade, um contador especialista sabe muito sobre as regras tributárias e pode ajudar os seus clientes a pagar menos impostos, por meio de uma redução substancial da tributação.

Estamos falando de uma redução legítima e legal de impostos, que pode ser alcançada por meio de um bom planejamento tributário, e não de sonegação.

Quando se trata de contabilidade e planejamento tributário, por que fazer isso?

Os profissionais de área da saúde acabam pagando mais impostos do que precisam devido à falta de estudos tributários especializados. Como resultado, eles perdem pontos significativos em sua margem de lucro e competitividade.

Um planejamento tributário adequado é necessário para resolver esse problema e tornar a atividade de médico e profissionais da saúde mais lucrativa.

Por exemplo, você pode usar um planejamento tributário para determinar se é mais vantajoso recolher seus impostos no Simples Nacional ou no Lucro Presumido.

Quais tipos de CNPJ existem para Profissionais da Saúde?

Existem várias possibilidades jurídicas para médicos e profissionais da saúde quando se trata de abrir um CNPJ, como:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;

As duas primeiras opções na lista são para aqueles que desejam abrir um CNPJ sem sócio. As demais opções são para aqueles que desejam empreender em sociedade.

Nossos contadores podem fornecer mais detalhes sobre cada opção e sugerir a que melhor se encaixa no seu modelo de negócios.

Como é classificada a atividade de serviços médicos?

Se você deseja reduzir os impostos sobre a tributação, você deve escolher o código de atividade (CNAE) certo para vincular ao seu CNPJ

Atividades recomendadas pela VCF Online para Profissionais da Saúde:

8650-0/99 – Atividades de profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente, que abrange as atividades:

  • As atividades relacionadas com a saúde realizadas por profissionais legalmente habilitados, exceto as compreendidos nas subclasses anteriores, como as de médicos e dentistas, exercidas de forma independente:
  • As atividades de optometristas
  • As atividades de instrumentadores cirúrgicos
  • Outras atividades de serviços profissionais da área de saúde não especificadas anteriormente

Aqui, é importante ressaltar que, com a base da informação elencada nesses CNAEs, você tem a opção de ser tributado com base no Simples Nacional no Anexo V (de 15,5% até 30,5%) ou no fator R do Anexo III (de 6% a 33%).

O CNAE mencionado acima está no Fator-R?

Sim! O CNAE mencionado acima estão sujeitos ao Fator-R de acordo com o cálculo do regime tributário do Simples Nacional.

A Atividade de Profissionais da Saúde pode ser MEI?

Não, a atividades mencionada  acima, não pode ser MEI de acordo com as leis atuais. Nesse caso, a melhor solução pode ser abrir uma microempresa (ME).

Tributação para Profissionais da Saúde: É melhor ser pessoa jurídica ou pessoa física?

No caso dos médicos, a tributação par pessoa jurídica é mais favorável, mas precisa ser bem administrada. Compreenda a razão.

A contabilidade para  profissionais da saúde, tem suas próprias particularidades, começando pela escolha do regime tributário mais adequado: pessoa física ou pessoa jurídica – essa baseada no Simples Nacional ou Lucro Presumido.

Até neste ponto, uma pergunta comum é: o que é mais vale a pena?

Além disso, afirmo sem sombra de dúvidas e diretamente que a pessoa jurídica bem administrada apresenta vantagem adicional.

Vou explicar de forma simples o porquê e fornecer-lhe uma ferramenta para fazer os cálculos.

Tributação Pessoa Física

Os médicos nessa opção podem trabalhar como profissionais liberais ou autônomos e estão sujeitos às leis do Imposto de Renda de Pessoa Física, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Ainda assim, a alta tributação é o maior problema para escolher esse regime para quem exerce essa atividade. De acordo com a tabela tributária, a alíquota do imposto de renda pode chegar a 27,5% da receita e a alíquota do INSS pode chegar a 20%.

Captura de tela 2023 10 13 220357

Além desses pontos, os profissionais da saúde que optam por trabalhar como profissionais liberais ou autônomos estão muito mais sujeitos a erros na declaração de IR pessoa física.

Como resultado, os prestadores de serviços médicos estão procurando formas legais e alternativas de recolher seus impostos.

Tributação Pessoa Jurídica

Como mencionado no início do artigo, essa é a melhor opção para os profissionais da área, mas precisa ser administrada corretamente. Mais uma questão surge antes disso: qual enquadramento é mais adequado: Lucro Presumido ou Simples Nacional?

Como é a tributação da atividade de Profissionais da Saúde PJ?

As empresas de  profissionais da saúde podem ser tributadas no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou no Lucro Real, conforme a legislação em vigor.

É importante saber sobre a tributação especifica da atividade para escolher o melhor regime de tributação e pagar menos impostos.

Tributação no Simples Nacional

No Simples Nacional, as empresas que atuam na área podem ser tributadas no Anexo III, com alíquota a partir de 6% ou no Anexo V com alíquota a partir de 15,50%.

Captura de tela 2023 10 13 191210

Captura de tela 2023 10 13 191257

A regra do Fator R indica que as empresas de profissionais da saúde optantes pelo Simples Nacional que tenham despesas com folha e pró-labore em percentual igual ou superior que 28% do faturamento são tributados no Anexo III e os restantes no Anexo V. A definição do Anexo dependerá dessa regra.

Por fim, é importante observar que nesse regime, a taxa máxima de contribuição não pode exceder 19,50%.

Situações que impedem a opção pelo Simples Nacional

O sócio ou sócios da empresa que participam de outra empresa que optou pelo Simples Nacional e o total de faturamento das empresas excede o limite de faturamento permitido pelo Simples;

  • A empresa possui um sócio com sede no exterior;
  • A empresa tem uma participação de capital maior que dez por cento em uma empresa de outro regime;
  • A organização será fundada por uma sociedade de ações (S/A);
  • A organização será uma sociedade cooperativa;
  • A empresa terá uma filial ou uma representação legal para uma empresa com sede no exterior.

Essas são algumas das condições que impedem a empresa de escolher pelo Simples Nacional. O Simples Nacional é para pequenas e médias empresas.

Tributação no Lucro Presumido

A carga tributária sobre o faturamento de empresas de médicos e profissionais da saúde varia de 13,33% a 16,33% no Lucro Presumido.

A boa notícia é que, diferentemente do Simples Nacional, os impostos não aumentam com o faturamento.

Tributação no Lucro Real

Por fim, há o Lucro Real, uma opção em que os impostos incidem sobre o lucro líquido apurado e parte sobre o faturamento.

Neste caso, normalmente temos 10% a 25% de IRPJ sobre o lucro líquido, 9% de CSLL sobre o lucro líquido, 9,25% de PIS e COFINS sobre o faturamento e também 2% a 5% de ISS sobre o faturamento.

Procurando uma contabilidade para médicos e profissionais da saúde?

Mantenha a gestão contábil, fiscal, tributária, trabalhista e financeira de sua empresa em dia usando a VCF Online.

A VCF Online tem a expertise necessária para ajudar você a lidar com os desafios que você encontrará agora.

Abertura de empresas na cidade de São Paulo e região da Baixada Santista!

Como abrir um CNPJ para profissionais da saúde: o processo completo

Agora que você entende a importância da contabilidade para empresas de  profissionais da saúde, é hora de descobrir o que é necessário para abrir CNPJ para médicos e profissionais da saúde. Veja como funciona na sequência:

  1. Contrate uma contabilidade especializada em empresas de médicos e profissionais da saúde;
  2. Separe todos os documentos necessários para abrir um CNPJ, como RG, CPF e comprovante de residência;
  3. Obtenha um certificado digital, modelo A1, com a orientação do contador; e
  4. Decida entre abrir o seu CNPJ com ou sem sócios e aguarde o processo de abertura.

 

A contabilidade para empresas de médicos e profissionais da saúde cuidará de todos os trâmites do processo de abertura de uma empresa, ajudando a escolher o melhor regime tributário e fornecendo toda a documentação, incluindo:

  • Contrate uma Contabilidade para Médicos e Profissionais da Saúde;
  • Adquira um certificado digital e-CPF e um e-CNPJ;
  • Elabore um Contrato Social;
  • Defina o capital social da sua empresa;
  • Defina o endereço comercial;

 

Aguarde enquanto a contabilidade providência:

– Seu registo na Junta Comercial;

– Emissão do CNPJ na Receita Federal;

– Emissão da Inscrição Municipal, licenças e alvarás na Prefeitura.

– Liberação do AVCB do Corpo de Bombeiros.

– Por fim, solicite o registro da sua PJ de profissionais da saúde no seu conselho de classe; 

Agora que você sabe como abrir uma empresa, é hora de pedir ajuda aos especialistas da VCF Online para abrir um CNPJ!

Entre em contato conosco clicando em um dos botões abaixo.

Conheça os Nossos Planos

Veja o plano que se adequa com o perfil de sua empresa

Básico

Prestadores de Serviço SN
R$ 297
80
Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 1 sócios grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 0 a 15K
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos
Popular

Padrão

Prestadores de Serviço SN
R$ 397
70
Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 2 sócios grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 15 a 50K
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos

Avançado

Prestadores de Serviço SN
R$ 548 Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 3 Sócios Grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 50 a 100k
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos

Expert

Prestadores de Serviço SN
R$ 897
20
Mensal
  • Empresas Enquadradas no Simples Nacional
  • Contabilidade Completa
  • Atendimento via chat, WhatsApp e e-mail
  • Reunião Mensal com Especialista por Vídeo Chamada
  • Emissão de Notas Fiscais
  • Importação Automática da Nota Fiscal
  • Importação e Conciliação de Extrato
  • Pró-labore dos Sócios até 4 Sócios Grátis
  • Folha de Pagamento de Funcionários
  • Conciliação Bancária
  • Faturamento Mensal de 100 a 200k
  • Imposto de Renda Pessoa Física
  • Controle Financeiro
  • Serviços Avulsos
Rafael Burim
Rafael Burim
2023-11-03
O Luis sempre é bastante prestativo e ajuda muito com a rotina do consultório.
Belmax Serviço operacional
Belmax Serviço operacional
2023-10-30
Excelente
MARCELO MINHARRO CECCHETTI
MARCELO MINHARRO CECCHETTI
2023-10-24
Profissional atencioso, solícito e muito prestativo. Não só faz a contabilidade, mas ajuda na gestão dos pagáveis. Mais que recomendado!
JOEL SANTOS
JOEL SANTOS
2023-10-23
É um Excelente profissional todas as vezes, que Chamei ele estava pronto para me atender. Então honestidade e profissionalismo.
Elenilta Luz
Elenilta Luz
2023-10-21
Excelente atendimento. A assessoria contábil e a assessoria fiscal especializada para o meu negócio. Eles cuidam da contabilidade da minha empresa a mais de 2 anos. Super recomendo o serviço de uma contabilidade online é rápido e eficiente para quem quer ter comodidade e tranquilidade.
Claudio Carelli
Claudio Carelli
2023-10-20
A CCARELLI Serv.Apoio a Edifícios Lé cliente da VCF desde Maio/2016. Somente esses mais de sete anos já justificariam a idoneidade dessa empresa. Sobre nossa experiência, resume -se à pontualidade, competência, conhecimento, preço justo e atendimento impecável !!! Obs: excelente desempenho na Declaração de Imposto de Renda !!! Recomendo muito !!!
Seja bem-vindo, como a VCF Online pode ajudar?
Conversar via WhatsApp
error: Content is protected !!