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Como Registrar Um Empregado no MEI

Como registrar um empregado no MEI?

Olá, caro empreendedor (a). Seja bem-vindo (a)!

Queremos te ajudar em tudo que for preciso para você fazer sucesso em seu negócio.

Nossa contabilidade digital trabalha com alguns nichos de mercado e um deles é a Contabilidade Especializada Digital para MEI.

Atendemos como serviços especializados e acreditamos que podemos gerar econômica tributária para o seu negócio.

Como registrar um empregado no MEI?

Segundo a Lei Complementar 128, de 2008, existem algumas informações básicas para se registrar um funcionário sendo MEI. São elas:

  1. Microempreendedor Individual pode contratar apenas um único empregado. Pode ser qualquer pessoa, seu parente, marido, esposa ou amigo;
  2. Só podem ser contratadas pessoas maiores de 16 anos;
  3. A remuneração do funcionário deve ser de um salário mínimo ou então igual ao piso da sua categoria relacionado pelo sindicato responsável por sua atuação profissional;
  4. Não é permitido ter um funcionário ganhando um salário maior que o mínimo ou maior que o piso da categoria;
  5. O funcionário do MEI também tem direito à férias, 13º Terceiro, carteira assinada, vale-transporte etc;
  6. Antes de iniciar as atividades o trabalhador deve ser admitido ao exame médico admissional;
  7. O microempreendedor deve adotar o livro de registro de funcionários ou a ficha informatizada.

Ao admitir um empregado, o MEI deverá solicitar a entrega dos seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS: deverá ser solicitada ao empregado para realização das anotações devidas e devolvida no prazo de 48 horas, contra-recibo (recomenda-se a emissão de protocolo de entrega, quando o funcionário fornece a CTPS ao empregador, assim como na ocasião em que o empregador devolve o documento ao trabalhador);
  • Certificado Militar: prova de quitação com o serviço militar (para os maiores de 18 anos);
  • Certidão de Casamento e de Nascimento, que servirão para a verificação de dados, concessão do salário-família e abatimento dos dependentes para efeito do Imposto de Renda;
  • Declaração de dependentes para fins de Imposto de Renda na fonte;
  • Atestado Médico Admissional;
  • Declaração de rejeição ou de requisição do vale transporte;
  • Outros documentos: cédula de identidade, CPF, cartão PIS (Programa de Integração Social),

Depois de recebida a documentação, o MEI deverá:

  • Anotar na CTPS a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver;
  • Devolver ao empregado a sua CTPS em 48 horas;
  • Preencher a ficha de salário-família;
  • Incluir a admissão no CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Até o dia 15 de cada mês, o EI deverá postar o formulário que pode ser adquirido nos próprios Correios, no qual há a informação sobre o movimento de pessoal ocorrido do mês anterior;
  • Efetuar o cadastro no PIS, caso o empregado não possua a sua matrícula.

Salário do Funcionário

O salário contratual do empregado deve ser o mínimo permitido em lei, ou seja, o salário mínimo previsto em Lei Federal ou o piso salarial da categoria definido por convenção coletiva, que pode ser consultada no portal do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os valores podem alterar caso o piso salarial da categoria profissional seja superior ao salário mínimo. Como exemplo, para salário igual ao valor do salário mínimo, o custo previdenciário, recolhido em GPS – Guia da Previdência Social, é de R$ 86,68 (correspondentes a 11% do salário mínimo vigente), sendo R$ 23,64 (3% do salário mínimo) de responsabilidade do empregador e R$ 63,04 (8% ou conforme tabela de contribuição mensal ao INSS descontado do empregado). A alíquota de 3% a cargo do empregador não se altera.

A tabela de contribuição mensal pode ser consultada no site da Previdência. O INSS pagará diretamente o salário-maternidade à funcionária do MEI. A empregada do MEI segue a mesma regra da empregada doméstica e da trabalhadora avulsa.

Custos de um funcionário

Um funcionário que é registrado por um Microempreendedor Individual tem dois custos básicos: o salário contratual e os impostos. No caso do MEI, o INSS recolhido será de 3% e o FGTS de 8%. Com base no novo salário mínimo de 2023, de R$ 1320,00, o valor a ser pego de INSS será de R$ 39,60 e de FGTS será R$ 105,60 (Setenta Reais e Quarenta Centavos).

Recolhimento de impostos

O recolhimento destes impostos acontece por meio da Guia da Previdência Social (GPS) e da Guia do FGTS, este documento é feito por meio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIP).

Você pode contar com nossa ajuda ou emitir esta guia por conta própria através da Receita Federal.

Que sabre mais informações sobre a Folha de Pagamento do MEI, leia nosso artigo “Folha de Pagamento do MEI” que explica mais algumas informações.

Demais informações sobre o Registro

É necessário que os MEI usem o eSocial?

Depende disso! Isso se deve ao fato de que microempreendedores individuais (MEIs) com empregado são obrigados a fornecer informações ao eSocial, enquanto os MEIs sem empregado são dispensados.

Essa obrigação começou a ser cumprida em outubro de 2019. Além disso, os MEIs que contratarão funcionários começaram an agilizar as operações e melhorar a qualidade das informações fornecidas ao governo como resultado desta obrigação.

É necessário que o MEI obtenha um certificado digital para o FGTS?

Não, para gerar o FGTS, os MEI não precisam ter uma certificação digital.

É necessário que os MEI obtenham um certificado digital para o eSocial?

O MEI precisará de um certificado digital do eSocial caso opte por usar o eSocial Web Service para fornecer suas informações.

As formas pelas quais o MEI pode fornecer essas informações estão listadas abaixo:

O módulo eSocial Web Simplificado MEI: é uma versão simplificada que não precisa de certificado, semelhante ao módulo eSocial Empregador Doméstico;

O módulo eSocial Geral Web Empresas: módulo avançado e geral, que é mais adequado para empreendedores com experiência em folhas de pagamento.

Não precisa de certificação; O serviço web eSocial é a opção padrão para os escritórios de contabilidade para fornecer informações ao eSocial. Este caso requer que o MEI no eSocial obtenha um certificado digital.

Qual é o custo de obter um certificado digital para MEI?

O valor varia de acordo com a Autoridade Certificadora e a validade do certificado.

Além disso, qual é o preço mais acessível para um certificado digital para MEI? Em uma pesquisa rápida pela internet, você pode encontrar opções por aproximadamente R$50,00.

Quem somos nós?

Somos uma empresa de contabilidade digital é a nossa forma encontrada para se diferenciar dos serviços ditos convencionais, realizamos todas as nossas atividades através da internet, facilitando assim, a eficiência, a rapidez dos serviços prestados e o fortalecimento do relacionamento com nossos clientes.

E atendemos com serviços especializados e acreditamos que podemos gerar econômica tributária e facilitar a gestão de sua empresa.

 

Mas como funciona o serviço de uma contabilidade digital?

Uma empresa de contabilidade digital realiza os mesmos serviços que uma empresa que atua de forma presencial, porém de uma forma muito mais dinâmica e ágil, realizando todos os serviços através da internet, sendo esta a sua melhor característica.

A diferença fundamental do nosso serviço prestado é que todas as nossas atividades são realizadas através de um atendimento online.

Uso da tecnologia

Tecnologia é fundamental. Não há como atender um cliente satisfatoriamente, à distância, sem o uso da tecnologia.

É importante ter em mente que, nos dias de hoje, já existe tecnologia específica para prestar esse tipo de serviço online.

Assim sendo, é possível garantir a satisfação de nossos clientes que talvez tenha tido apenas o atendimento de modo convencional, ou seja, off-line. E na prática mostra que a satisfação do cliente, na verdade, aumenta com o nosso atendimento online.

Equipe Preparada

Se de um lado o uso da tecnologia citada anteriormente existe pessoas, no caso, nossos clientes que precisam ser atendidos, de uma maneira ágil e dinâmica.

E se pessoas, de um modo geral, gostam de saber que estão lidando com seres humanos e não com máquinas. Em função disso, nossa equipe é realmente bem preparada para lidar com as nossas ferramentas e suprir todas as necessidades de nossos clientes. Isso é fundamental para o sucesso de nosso atendimento da contabilidade online.

Contabilidade digital funciona?

Contabilidade digital não é um bicho de sete cabeças; pelo contrário, é a forma mais simples e objetiva para os empresários que desejam ter acesso aos dados do setor fiscal e contábil da empresa, mas com a tranquilidade de um suporte online feito por profissionais e softwares especializados no assunto.

E por que a contabilidade digital é a melhor opção para você? Simples; você não tem tempo para perder.

Quando se está gerindo uma empresa, temos um milhão de coisas para pensar, e temos que otimizar ao máximo o nosso tempo é uma tarefa fundamental para darmos conta de tudo.

E no meio dessa correria resolver o máximo de trâmites pela internet é a maneira mais rápida de ganhar tempo.

É isso que a contabilidade online faz para você -> resolve toda a burocracia e te dá tempo para pensar em outras coisas.

A contabilidade digital é rápida, prática e é a cara da sua empresa.

Canais de Atendimento

Através de nossos canais de atendimento online, nossos consultores prestam assessoria e consultoria para os nossos clientes, tornando-o rápido e dinâmico.

Os canais de atendimento mais utilizados, conforme as necessidades de nossos clientes são:

  • Whattsapp;
  • Pogramas de bate papo como Skype e Hangout;
  • Vídeos-chamada gratuitas pela internet;
  • E-mails;

Todos os canais descritos acima são apenas referencias para que a nossa consultoria seja a mais factível para seu negócio.

Contabilidade Digital Especializada em MEI | VCF Online

Como funciona o nosso serviço

 Se você é um MEI e possui um funcionário, oferecemos para sua empresa um pacote mensal, onde geramos a sua folha de pagamento mensal, todas as guias de recolhimento e todos os encargos e obrigações legais previstas na CLT num serviço totalmente online.

Quanto custa a mensalidade da VCF?

Para saber os valores de outros planos, entre em contato conosco em nosso canal de atendimento abaixo.

Quem vai me atender quando eu me tornar cliente?

Você será atendido por um contador dedicado que atenderá sua conta e que estará ciente de toda a sua situação contábil. Toda vez que você entrar em contato, este contador dedicado, que conhece seu histórico e necessidades, irá dar todo o suporte que você precisa para deixar sua empresa 100% regularizada.

O atendimento pode ser feito pelo telefone (11) 98398-3118, pelo nosso suporte online e pelo chat em nosso site. O atendimento é rápido e descomplicado.

Precisa de mais ajuda?

Como Registrar um empregado no MEI ou Contabilidade Digital Especializada para MEI?

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