Pular para o conteúdo

Contabilidade Para Afiliados

contabilidade para afiliados

O que você vai aprender nesse conteúdo?

Muitas pessoas começam a atuar como afiliado para ter uma renda extra.

Se você é um afiliado digital, pode ter algumas dúvidas de como atuar e regularizar o seu negócio e cumprir com as obrigações tributárias que incidem na sua atividade. Desse modo, o seu negócio ficará com a contabilidade em dia e você ganhará mais tranquilidade para se desenvolver. 

Desta forma, criamos este artigo para esclarecer as principais questões sobre contabilidade para afiliados. Você vai entender se afiliado pode ser MEI e se será necessário um CNPJ para atuar. Também explicaremos quais são os impostos devidos para quem atua com essa atividade e quais são as etapas para abrir uma empresa. Confira!

O que é marketing de afiliados: o que faz um afiliado digital?

Antes de tudo, precisamos entender o que é marketing de afiliados e o que faz um afiliado digital. Apesar da atividade estar em alta, muitos ainda não sabem quais são as atividades desenvolvidas por este tipo de profissional.

Por isso, vamos explicar que o afiliado digital é aquele que atua como uma forma de representante de vendas de produtos digitais, como cursos, ebooks e de produtos.

De forma resumida, quem atua como afiliado, auxilia na divulgação de determinados produtos de forma online e recebe uma comissão por cada venda efetuada a partir das suas indicações.

Essa atividade ficou bastante conhecido, através de plataformas de conteúdo digital como a Hotmart, a Eduzz e a Monetizze, sendo a principal função é cuidar da intermediação entre produtores de conteúdos digitais, afiliados e compradores.

O que seria e como atua uma plataforma de afiliados digitais como a Hotmart?

Hotmart é uma das mais conhecidas plataformas de afiliados digitais e infoprodutos do mercado brasileiro.

Sua função consiste em intermediar as transações comerciais entre os produtores de conteúdos digitais, afiliados e compradores.

Observe como funciona:

  • Infoprodutores: Produzem cursos online e ebooks e em seguida os anunciam na Hotmart e em outras plataformas do segmento.
  • Afiliados: Solicitam afiliação aos infoprodutos disponíveis nestas plataformas e começam um trabalho de divulgação.

Para finalizar, a cada venda realizada através se sua indicação, o afiliado recebe uma comissão pela venda efetuada.

Cabendo à Hotmart, como intermediadora, destinar ao produtor e ao afiliado a parcela de participação de cada parte na venda realizada.

O valor do comissionamento pago, é definido pelo produtor digital nas informações de cada produto cadastrado na plataforma.

Contabilidade para afiliados: compensa ser pessoa física ou pessoa jurídica?

Quando o assunto é a contabilidade para afiliados, muitos se questionam se vale a pena ser pessoa física ou é melhor ser pessoa jurídica?

Aliás, muitos acreditam que afiliados digitais não precisam de um CNPJ, todavia, este é um pensamento erradoo e que coloca o empreendedor em situação de risco, perante o fisco.

Ao atuar como pessoa física, se faz necessário recolher mensalmente o IRPF (Imposto de Renda), por meio do Carnê Leão, observadas as seguintes alíquotas de contribuição:

Captura de tela 2023 10 12 144509

O afiliado que atua como pessoa física e que não preenche o Carnê-Leão e não recolhe o Imposto de Renda sobre seus rendimentos, pode ser multado e pode ainda, responder por crime de sonegação fiscal, assumindo suas consequências.

Então se preciso de um CNPJ posso ser MEI?

Uma questão importante para os afiliados é a possibilidade de atuar ou não como Microempreendedor Individual (MEI). É provável que você tenha essa dúvida se é possível aderir a esse modelo, já que o MEI tem uma carga tributária menor e mais simples.

Porém, para abrir um MEI, é necessário que a sua atividade faça parte da lista de atividades permitidas. O enquadramento do afiliado como Microempreendedor Individual poderia ser feito até o ano de 2019, no entanto, houve uma mudança nessa lista e os afiliados não foram incluídos.

O Código Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) relativo aos afiliados era de operador de marketing direto. Atualmente, não há um código especifico em que o afiliado pode ser incluído para atuar como MEI e, portanto, quem atua com essa atividade não pode ser Microempreendedor Individual.  

Para que devo contratar uma contabilidade para afiliados digitais?

Ao contratar uma contabilidade especializada em afiliados digitais, o afiliado fica tranquilo em relação às suas responsabilidades perante o fisco e tem acesso a uma série de serviços e benefícios, incluindo:

  • Acesso à emissão de notas fiscais;
  • Apuração e cálculo de impostos;
  • Economia no pagamento de impostos;
  • Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Orientação na abertura de empresa e escolha do regime tributário;

.

Para aqueles que contrata uma contabilidade para afiliados não fica sujeito a risco, recebe todas as orientações que precisa, fica em dia com o fisco e toma as melhores decisões para seu negócio

Compreendendo a tributação de um afiliado: como diminuir os impostos?

Você já entende quem atua como um afiliado e que trabalha como pessoa física precisa contribuir para o Imposto de Renda, cuja alíquota é elevada e pode chegar a 27,50% ao mês.

Entretanto, o que nem todos sabem é que ao abrir um CNPJ, é possível garantir uma boa economia no pagamento de impostos.

No regime tributário do Simples Nacional, por exemplo, a tributação para afiliados pode iniciar em apenas 6% ao mês e no Lucro Presumido em 13,33%.

Desta forma, é possível concluir que ao abrir um CNPJ, para quem trabalha no mercado de afiliados pode garantir uma boa economia no pagamento de impostos.

Em relação as notas fiscais, como emitir as notas fiscais para afiliados digitais?

De acordo com a legislação em vigor, o afiliado deverá emitir todas as notas fiscais de prestação de serviços para o infoprodutor sempre que receber uma comissão pelas suas vendas efetuadas.

Essa nota fiscal, regulariza a operação pela perspectiva fiscal, evitando que qualquer uma das partes seja intimada pelo fisco a prestar esclarecimentos ou mesmo ser autuada.

Porém, para que o empreendedor consiga emitir suas notas fiscais, ele precisa de uma consultoria fiscal que o auxilie a obter o CNPJ e também a autorização para emitir notas do tipo NFSe.

De qualquer forma, no caso do volume de vendas de produtos digitais ser muito alto, acabará não ser viável emitir as notas fiscais manualmente.

Desta forma, é recomendável a contratação de um sistema de emissão de notas fiscais como a eNotas e a Notazz, por exemplo. 

Esses sistemas, após contratados e configurados, emitem automaticamente as notas fiscais a cada venda realizada e torna o processo bem mais simples.

Como abrir empresa e contratar uma contabilidade para afiliados?

Pensando em abrir uma empresa ou procurando uma contabilidade para afiliados? Conheça a VCF Online e os nossos serviços em contabilidade digital.

Com nossa ajuda, você que empreende no mercado digital, tem acesso a tudo o que precisa para abrir CNPJ para afiliados digitais de forma simples e descomplicada, mantendo todas as suas obrigações em dia com o fisco e garantindo economia no pagamento de impostos.

edson barros
edson barros
Quero agradecer aqui a vcf, por tentar me ajudar com a inregularizacao de meu CPF junto a receita federal a mesma citada vcf online me tratou superbem e me indicou de forma honrosa a solução de meu problema com muita atenção e dedicacao sem mais.
NEUZA FREITAS
NEUZA FREITAS
Luiz, atencioso, informa andamento do processo, da carga , acompanha. Ótimo atendimento e profissionalismo.
Mundo Jogos
Mundo Jogos
Atendimento excelente,obrigado.
sandra torres
sandra torres
Muito prestativos, boa comunicação e preço justo.
Rafael Burim
Rafael Burim
O Luis sempre é bastante prestativo e ajuda muito com a rotina do consultório.
Belmax Serviço operacional
Belmax Serviço operacional
Excelente
MARCELO MINHARRO CECCHETTI
MARCELO MINHARRO CECCHETTI
Profissional atencioso, solícito e muito prestativo. Não só faz a contabilidade, mas ajuda na gestão dos pagáveis. Mais que recomendado!

Contabilidade digital completa, prática e segura!

O mundo está em constante evolução, e a forma de cuidar da sua contabilidade também.

servicos

Preencha o Formulário

Preencha com seus dados e aguarde o contato de um de nossos consultores.

error: Conteúdo Protegido !!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a Conversa no WhatsApp